Notícias

PÓS-EACRE PEDE MAIS OUSADIA

Desde o ano passado, os setores A,B e C de Belém decidiram realizar o Pós-Eacre em formato de “Reunião Horizontal”. Com isso, esperavam uma participação mais efetiva com relação ao modelo anterior, que convidava a reunir todos os casais de Belém, numa única reunião. A experiência mostrou-se mais eficaz que o formato anterior, no entanto, ainda temos muitas ausências.
Devemos lembrar a todos que as orientações do EACRE têm o propósito de animar e dar o “start” inicial para que o ano seja abençoado com reuniões mensais e estudo do Tema numa linguagem consistente com a mensagem principal, Discernir os sinais dos tempos, e com a ideia necessária da unidade. Unidade esta que tem haver, principalmente, com o Carisma Fundador , lembrando que o amor não é suficiente para sustentar relações sadias. Segundo Padre Caffarel, a abnegação deve caminhar junto: “Compreendi que Deus havia inventado o matrimônio como um grande meio de favorecer o amor e, também, como um grande meio para desenvolver a abnegação”.
A palavra abnegação no dicionário quer dizer: Renúncia da própria vontade; desapego do interesse próprio; generosidade com sacrifício; altruísmo, isenção.
No seu livro “ Centelhas de sua Mensagem”, padre Caffarel compara o amor e a abnegação às duas pernas de uma pessoa. Não conseguimos caminhar sem as duas pernas juntas, assim como, segundo ele, não existe amor sem abnegação. E mais.. padre Caffarel nos interroga: “As Equipes de Nossa Senhora são um Movimento de iniciação ou de aperfeiçoamento? – uma criança não permanece a vida toda no jardim de infância e, de fato, sentimos o perigo de que as Equipes de Nossa Senhora se transformem em uma creche de adultos. Ou então, pelo contrário, nosso Movimento é um Movimento de aperfeiçoamento?.” A resposta é que as ENS têm que ser ao mesmo tempo um Movimento de iniciação e aperfeiçoamento.
Para andar nas rotas da terra, o Senhor nos deu duas pernas para caminhar. Nas rotas da Santidade, o Senhor nos deu dois meios: o amor e a abnegação. Dei-me conta de que havia convidado os casais a andar apenas com um pé, mas assim não é possível ir muito longe: é preciso andar com ambos, um atrás do outro. Não estou seguro de que isto tenha sido entendido muito bem nas Equipes de Nossa Senhora: o matrimônio como grande meio de amor e de abnegação, e meio de abnegação precisamente para permitir o amor.”
O EACRE 2015 passou-nos a preocupação das ENS em redirecionar os casais a voltarem a pensar no Carisma Fundador, por isso orienta-nos a, além do Tema de Estudo, estudarmos o livro Reunião de Equipe e a leitura de cinco livros: A Missão do casal cristão; Nas encruzilhadas do amor; Textos escolhidos Padre Caffarel; Centelhas de sua mensagem e Henri Caffarel “Um homem arrebatado por Deus”.
Dentre as orientações para 2015, destacamos, então, duas linhas a seguir: Viver uma Fé madura , melhorando a qualidade da escuta da palavra e Meditação, e abrir a espiritualidade conjugal à sua própria missão nos questionando sobre... O que Deus espera de nós equipistas?

Discernir os Sinais dos Tempos é o grande desafio para nós este ano de 2015. Para tanto, precisamos abnegar,  romper nossos interesses mesquinhos, olhar para nossos pequenos sacrifícios com generosidade e AVANÇAR, ousar o evangelho, ser de fato um casal Cristão, testemunhar as maravilhas do Ser Equipista e AMAR MAIS.

 








Todos os direitos reservados @ENS - Equipes de Nossa Senhora